Conversores
Os ciurcuitos conversores são circuistos capazes de converter uma grandeza digital em analógica (conversor D.A) ou de analógica para digital (conversor A.D).
Entende-se por analógica toda variação continua de uma grandeza. Todas as grandezas físicas (velocidade, pressão, temperatura, tensão elétrica, resistência elétrica, etc) variam de forma analógica, isto é para atingir um valor desejado, é necessário por todos os valores intermediários de forma continua.
O gráfico ilustra uma variação continua ou analógica.
Em resumo, uma variação analógica pode assumir qualquer um dos valores dentro de sua faixa de atuação.
Entende-se por digital toda variação discreta, ou seja, a passagem de um valor a outro dá em saltos.
Notamos que a variação digital ocorre entre valores pré-estabelecidos
Conversor Digital-Analógico
A informação digital geralmente é codificada em BCD8421 e é a partir deste que faremos a conversão para uma saída analógica.
Vejamos um conversor DA básico dom 4 bits de entrada, para níveis de tensão.
Em blocos: Circuito:
Notamos que os valores dos resistores da entrada digital do circuito obedecem à sequência do código BCD8432. Por causa disto este tipo de circuito é denominado conversor DA de resistores ponderados.
Exercício
1 Considere um circuito conversor D.A tipo r2r sem A.O. Qual terá de ser a tensão de entrada para que a tabela exiba um fator d proporcionalidade 10.
2 Faça o mesmo para um fator de proporcionalidade 1.
3 Dado um circuito conversor D.A, tipo r2r, com 4 bits e A.O, determine Rx ( resistor de realimentação do A.O) para que o fator de proporcionalidade da tabela seja 10. Dado R = 1k, Ve= 5v.
Conversão D.A com mais de um algarismo
Podemos ter um numero decimal de mais de um algarismo sendo representado no código bcd 8421. Exemplo 38(10)
Assim como a casa que ocupa tem seu peso (unidade= 1, dezena =10, centena= 100, etc), o valor dos resistores de entrada devera também manter esta proporção.
Assim em um circuito