China e Brasil Biodiesel
Nova tecnologia de biodiesel é considerada estratégica para o Brasil.
Chineses conseguem usar enzimas naturais para produzir o combustível.
O Brasil é parceiro da China na guerra que o governo de pequim declarou à poluição, com projetos em conjunto com universidades daquele país. saiba mais
Veja o diário da equipe na China
Na quarta reportagem da série “China: a guerra contra a poluição”, uma parceria do Jornal da Globo com o Globo Natureza, o repórter André Trigueiro mostra os projetos sustentáveis das universidades chinesas.
A RAPIDEZ DO TREM-BALA...
Em um país que tem pressa para reduzir a poluição, viajar de trem é uma opção estratégica. E quanto mais rápido, melhor.
Um dos símbolos dessa China que deseja crescer rápido gerando menos impactos ambientais é o trem-bala. A equipe andou em um deles, com a velocidade de quase 300 km/h.
Em poucos anos, o país se tornou o número um do mundo em ferrovias rápidas. São 10 mil quilômetros de linhas e a previsão do governo é de que até o ano que vem esse número dobre.
...E A LENTIDÃO DOS ENGARRAFAMENTOS
A velocidade dos trens bala contrasta com a lentidão crescente dos engarrafamentos. Já são 250 milhões de veículos.
É tanto carro que as próprias autoridades chinesas decidiram restringir a concessão de novas licenças em pelos menos seis grandes cidades do país, como Xangai.
PARCERIA COM O BRASIL
Em Xangai, eles fazem leilão para conceder licenças. Em junho, uma autorização chegou a custar US$ 12 mil. Se não é possível eliminar totalmente a poluição dos veículos, dá para melhorar e muito a qualidade dos combustíveis. E o Brasil participa desse esforço.
Na Universidade de Tsinghua, em Pequim, funciona o Centro China-Brasil para Mudanças Climáticas e Inovação em Tecnologias para Energia, uma parceria deles com a UFRJ.
Uma nova tecnologia descoberta em laboratório chinês é considerada estratégica para o Brasil. Os