acne
A acne , um Problema de pele tecnicamente chamada de Acne vulgaris,é o pesadelo de milhões de adolescentes mas também ataca os adultos com manchas persistentes e periódicas na pele, como conseqüência de espinhas ,cravos, nódulos ou cistos.
O problema afeta principalmente os adolescentes mas um estudo indica que , mesmo na faixa dos 50 anos , 6% dos homens e 8% das mulheres continuam a sofrer esse mal. Exceto em casos graves,a acne é inofensiva,embora possa causar alguns transtornos psicológicos à suas vítimas.
Tanto em adulto como em adolescentes, a acne se desenvolve quando glândulas oleosas em certas partes do corpo - principalmente as que são associadas aos poros onde nascem os pelos da face, peito e costas - secretam muito sebo, um lubrificante oleoso e espesso que age para manter a oleosidade. O excesso de sebo entope os poros e se permanecer abaixo da pele, faz surgir as espinhas.Os cravos aparecem se os tampões de sebo projetam-se para fora da pele e os pequenos nódulos vermelhos quando as secreções em excesso invadem e inflamam o tecido ao redor .Quanto mais intensa for a inflamação , maior será a possibilidade da formação de abscessos , que podem deixar marcas permanentes na pele.o Tratamento medico imediato para casos mais graves ajudará a evitar problemas de cicatrização.
qual a causa
As causas do aparecimento da acne em qualquer idade ainda não foram completamente esclarecidas.Assim como nos adolescentes, a acne em adultos está associada a vários tipos de mudanças hormonais.As flutuações hormonais que acompanham a menstruação parecem ser um fator para o surgimento de acne nas mulheres. Ao contrario do que diz a sabedoria popular, a acne não é sinal de saúde ruim , masturbação ou prisão de ventre.
Há fortes indícios da presença de fatores hereditários: se um dos pais tem - ou teve - acne , haverá uma boa chance dos filhos também apresentarem o problema. Outros Fatores associados à acne são certos medicamentos como pílulas