China, um mercado em expansão
Com uma média de crescimento que beira os 10% ao ano, a economia chinesa é uma das que mais crescem no mundo. Tal taxa de crescimento é superior as taxas das maiores economias mundiais, desta forma a China caminha a passos largos para ser a maior economia mundial. Fator decisivo para o que acontece atualmente foi a inclusão da China na Organização Mundial do Comércio em 2001, tal fato contribuiu para a integração desse país á economia mundial.
Desenvolvimento:
A China além de ser o país mais populoso do mundo, é conhecido pela produção muito forte de suas indústrias, além de ter como característica a mão-de-obra barata. Com isso conseguem produzir produtos mais baratos e com tecnologias similares a marcas conhecidas mundialmente, pecando algumas vezes na qualidade, mas de qualquer forma são produtos que possuem uma demanda elevada em muitos países. Como exemplo posso citar os aparelhos celulares. Desta forma a concorrência advinda da China com suas exportações,ao mesmo tempo que traz benefícios a consumidores de todo o mundo, causa também turbulências econômicas afetando indústrias de todo o globo. Porém ainda existem muitos desafios a serem superados pela China, melhoras nos setores de prestação de serviços como telecomunicações,seguros, serviços financeiros etc. Melhoras também no mercado de trabalho através de mais garantias sociais aos trabalhadores. Á medida que forem se concretizando essas reformas com certeza a participação e importância desse país na economia mundial será cada vez maior.
Coclusão:
A abertura da China ao comércio mundial está trazendo oportunidades e também desafios a empresários e legisladores de todo o mundo,empresas de todo o globo precisam se adaptar à nova realidade,pois competem com uma economia muito forte e ainda em crescimento. Também serão necessários a adoção de tratados bilaterais e multilaterais buscando sempre um equlíbrio econômico e concorrencial entre os países.
Justificativa: