China: Crescimento e Desenvolvimento
CAMPUS RIO DE JANEIRO
RELAÇÕES INTERNACIONAIS – PRIMEIRO PERÍODO – TURMA 1A
China: Crescimento e Desenvolvimento
Professor: Luis Régis Coli Siva Júnior
Gabriel Vieira Ribeiro de Carvalho
Wanderson Lanzetti Teixeira
Lukas Gomides da Silva
Rio de Janeiro, 15 de abril de 2013
GABRIEL VIEIRA RIBEIRO DE CARVALHO
WANDERSON LANZETTI TEIXEIRA
LUKAS GOMIDES DA SILVA
China: Crescimento e Desenvolvimento
Trabalho de análise apresentado com o objetivo de aprovação na disciplina de Geografia dos Negócios Internacionais do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM
Professor: Luis Régis Coli Siva Júnior
Rio de Janeiro
2013
1. Introdução
A República Popular da China, civilização mais antiga ainda existente, enfrentou de 1931 a 1945 invasões Japonesas que reivindicavam os territórios de Xangai, Manchúria e Jehol.
Em 1936 os japoneses tomaram Pequim, obrigando Chiang Kai-shek, líder do partido conservador que controlava a China a época, a pedir ajuda dos comunistas para expulsar os japoneses de seu território. A guerra começou com os mesmos avançando rapidamente sobre a Indochina. O ataque japonês à China foi enfraquecido com a derrota japonesa na IIª Guerra.
Em 1950, Mao Tsé-Tung, líder do Partido Comunista Chinês, proclamou a República chinesa e retomou os territórios de Nanquim e Xangai que se encontravam nas mãos dos nacionalistas. Tsé-Tung, porém, não conseguiu assumir o controle das Ilhas Formosa, onde Kai-shek fundou Taiwan e governou até 1970.
Nos três primeiros anos de regime, estabilizou a economia chinesa após reformas agrárias, findando o sistema latifundiário e nacionalizando instituições financeiras e comerciais. Pôs em marcha, em 1953, o primeiro plano quinquenal com o objetivo de acelerar o processo de industrialização e incrementar a produção, formando