Desenvolvimento Economico da China
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA
A china possui uma das economias que mais crescem no mundo, há algum tempo iniciou sua reforma na industrialização, mudando a forma de produção e eliminando gradualmente o sistema de agricultura coletiva, tornando-se grande manufatura do mundo em vários setores, assim como cresce sua participação na produção e exportação de produtos. Partindo desse principio, a china possibilitou e muito o crescimento do setor não estatal e a abertura comercial e financeira, atraindo cada vez mais empresas multinacionais dispostas a produzir no pais utilizando a mão de obra barata, e que por sua vez não faziam exigências de trabalho.
Mesmo com todo esse potencial a china continua sendo uma economia distante das economias chamadas: Economias Desenvolvidas, pois a china enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, a grande utilização de combustíveis fósseis tem gerado um grande nível de poluição do ar, os rios também sofrem com altos índices de poluição, os salários baixos controlados pelo governo colocam os operários chineses com uma das menores remunerações do mundo.
Mesmo assim o crescimento chinês apresenta um ritmo muito alto. O governo chinês ainda enfrenta inúmeros desafios para seu completo desenvolvimento econômico. A cúpula BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), criaram a “Declaração de Sanya” que tem por principal objetivo, trazer “resultados nos campos da economia, finanças, comercio e desenvolvimento”, assim para conseguir um crescimento forte, sustentável e equilibrado para atingir o crescimento e desenvolvimento da economia global.
Conclusão:
Podemos avaliar que a China é um pais que está em crescimento econômico. Os interessados em investir neste mercado precisam ter propostas inovadoras e objetivos claros para superar as condições desfavoráveis ou burocráticas. O mercado chinês está aberto a países que se adaptam a