Apresentação
Luzia, uma vida dedicada ao magistério, lidando com crianças e adolescentes. Dos 15 aos 70 anos, teve o feliz propósito de registrar uma criatividade mesclada com reminiscências de sua infância no gênero história infantil. O livro compõe-se de cinco historietas harmoniosas, narrativas leves, com toque de verdade, de experiência de gente como a gente, que povoa casas modestas, que goza férias visitando os familiares em seu ambiente bucólico. Um mundo hoje tão distante!
Tatão, o galo moderno é o rosto da autora. Melhor dizendo, é a sua habilidade original, inventiva e intransferível de articular a expressão com a finalidade estética. A fuga do previsível, a apreensão do real pelos sentidos: um galo capaz de se apaixonar e de chocar ovos por amor à amada.
Em Uma grande descoberta, o leitor, é acordado pela realidade com a descoberta, pelas crianças, das águas medicinais do sítio. O mundo mágico, onde galináceos falantes dão lições de amor e cortesia, vão ficando para trás quando um dos meninos tocou nas águas, que começaram a ferver e soltar bolhas de todas as cores, sim, bolhas coloridas, lindas, pareciam mágicas!
A integração e interação com animais e com a exuberante natureza, aspecto bastante construtivo, é uma constante em todo o desenrolar da obra, especialmente em O sítio da lagoa azul: [...] admirando as plantações de milho, de mandioca e, mais adiante, avistamos o riacho. Uma beleza! Nos sentamos numas pedras com os pés dentro d`água. Uma delícia!
Mais abaixo, as águas do rio formavam uma pequena cascata. Ficamos alguns minutos contemplando aquela maravilha! Descemos com cuidado. Ao lado da cascata e na planície, as águas se espalhavam mansamente! Tanto que formavam uma lagoa e as águas eram tão límpidas que pareciam azuis!
De uma história para a outra percebemos o passar do tempo na vida da protagonista Cléo, que vai narrando com mais maturidade. Ainda assim, em Uma deliciosa revolução rural: a implantação do futebol