O momento atual do cenário comercial mundial com a participação da china
Tema: O Momento Atual do Cenário Comercial Mundial com a Participação da China
Título: O Momento Atual do Cenário Comercial Mundial com a Participação da China
Objetivo:
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a influência da China que é atualmente uma das economias que mais crescem no mundo no cenário mundial hodierno. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, fazendo deste país a quarta maior economia do mundo.
Justificativa:
Ao se mencionar a China, deve-se, inicialmente, levar em consideração a forma acelerada com que aquele país inseriu-se no contexto internacional nos últimos anos. Hoje situa-se entre as maiores economias do mundo. Seus governantes têm uma visão permanente, de longo prazo, e entendem que esse contexto é na verdade a recuperação do importante papel da China no cenário internacional.
A China é hoje a terceira economia em termos dominantes do mundo, e prevê-se que supere, nos próximos quinze anos, a economia japonesa. Segundo algumas estimativas, em meados do século deverá superar a economia dos EUA.
Introdução:
Desde as reformas econômicas instauradas ao fim de 1970, quando a China transitou de uma economia fechada e planificada para uma economia aberta e mais orientada para o mercado, e considerando o aprofundamento do processo de integração da China à economia mundial, em 1993, quando houve a ampliação das reformas econômicas, o que envolveu a redução gradativa das tarifas de comércio e a fixação da taxa de câmbio nominal, são observadas expressivas taxas de crescimento econômico por quase três décadas, atingindo uma taxa média de 10% a.a. no período de 1980 até 2006. É a partir dos meados de 90, então, com a segunda onda de reformas, que o fluxo de investimento direto externo