desenvolvimento economico
2014
Desenvolvimento Econômico China e índia
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor André Roese.
Anhanguera Educacional 2014
Desenvolvimento Econômico
1- Breve história China e Índia.
A República popular da China, o qual o presidente Mao Tse-Tung, desenvolveu uma politica de desenvolvimento entre 1957-1958, o qual foi chamado de “Grande Salto”, baseando na coletividade agrícola, tal situação resultou no desastre econômico, pela não industrialização do país e pela epidemia de fome a qual atingiu milhões de chineses. O que levou também o rompimento com a União Soviética, responsável por subsidiar o apoio financeiro. Mao Tse-Tung, passou a ocupar segunda posições na politica. Voltando a reerguer com a revolução cultural (1966-1976), foi feita uma mobilização de velhas lideranças do PCC. Em 1976, a revolução acaba, é interrompida com a morte de Mao Tse-Tsu e o golpe de estado dos seus adversários, iniciando um período de novos rumos econômicos e sociais da China.
Em analise inicial do produto per capita das economias Chinesa e Indiana, percebe-se que o PIB per capita da China é atual 2,2 vezes superior ao da índia, (em dólares no PPC). Até inicio dos anos 90, o PIB per capita dos dois países eram similares. Porém a China aprovou a reforma econômica uma década antes da Índia.
A Economia Chinesa, é integrado com o mundo todo, tanto no comércio exterior quanto no fluxo de capitais para investimento (IDE), por isso tem a maior taxa de crescimento nas ultimas três décadas. Pois para o seu desenvolvimento a China baseia na industrialização do país e a índia, na importância do setor de serviço. A taxa de poupança de investimento da China e o dobro da