Childe, gordon: a evolução cultural do homem (resumo)
Durante todas as prolongadas épocas glaciárias, o homem não realizara nenhuma modificação fundamental em sua atitude p com a natureza exterior. Mas, no ultimo vigésimo de sua história, o homem começou a controlar a natureza, ou pelo menos consegui controlá-la cooperando com ela.
Os passos pelo quais esse controle se efetivou foram gradativos, e seus efeitos, cumulativos. A primeira revolução foi que o homem começou a plantar. E consegui domesticar certas espécies de animais. (pag 77)
Uma grande variedade de plantas é capaz de constituir uma dieta básica, se for cultivada. Mas nas civilizações que contribuíram mais diretamente e mais generosamente para a formação do legado cultural que desfrutamos são o trigo e cevada. O alimento preparado com eles é altamente nutritivo, os grãos podem ser armazenados com facilidade, o rendimento é relativamente elevado, e, acima de tudo o trabalho da sua plantação não é demasiado absorvente.(pag 78)
Como revolução, a adoção de uma economia produtora de alimentos influi na vida de todos os interessados, refletindo-se na curva populacional. (pag 80)
A adoção de cultivo não deve ser confundida com a adoção de uma vida sedentária. Por vezes, o método de cultivo impõem uma espécie de nomadismo aos seus praticantes. O terreno não era descansado, nem estrumado, mas simplesmente semeado de novo e no ano seguinte. É claro que nessas condições a produção vai declinar acentuadamente. (pag 82)Quando isso ocorre, uma nova área é aberta e o processo se repete ate que também tenha se esgotado.
Se a agricultura nômade do tipo horta mais primitiva forma de cultivo, certamente não é a mais simples nem a mais antiga. (pag 83) Nas condições de irrigação natural, como as que acontecem na enchentes do Nilo em cada outubro por exemplo, o agricultor n precisa ser nômade. Perry argumenta, coerentemente, que a irrigação é o método mais antigo de cultivo de cereais. Assim , ele diz, que foi regularidade e a certeza das