Gerenciamento
Para vocês que gostam de ler e obter algumas informações que possam vir a utilizar no seu dia a dia, vou comentar um pouco sobre o cargo de GERENTE DE VENDAS ou em algumas empresas GERENTE COMERCIAL.
Tenho visto muitos anúncios publicados na internet em sites de R H a procura de profissionais para exercerem esse cargo. Pelo que tenho visto, ouvido e lido ultimamente, a maioria das reclamações das empresas está em, encontrar o profissional certo para esta função, com o perfil desejado.
Talvez o erro seja das próprias empresas quando anunciam as vagas. Muitas exigências para definir o perfil do profissional, sem levar em conta sua experiência também pode ser um dos fatores que dificultam essa procura. Se a maioria delas procurasse dentro da sua própria equipe, talvez pudessem encontrar entre seus vendedores, um que tenha capacidade e competência para exercer este cargo e suas atribuições.
Também não custa lembrar, que normalmente algumas empresas, não têm por hábito promover vendedores a cargos superiores por pensarem da seguinte forma: "Ele é muito bom vendedor, talvez não seja tão bom como gerente." Isso às vezes não deixa de ser verdade; não é porque o profissional é um excelente vendedor que dará um excelente gerente de vendas.
É claro que para haver promoção de vendedores a cargos como supervisão, gerencia e coordenação comercial/vendas é necessário avaliar sua história dentro da empresa. Isso seria de competência do R H com base nas informações adquiridas durante a vida profissional dos prováveis candidatos ao cargo. Analisar seu comportamento em equipe com seus colegas, seu comportamento junto aos seus superiores, sua determinação, sua postura em reuniões, seu desempenho quando se trata de cumprir metas e principalmente o relacionamento que mantém junto aos seus clientes.
Mas ainda acredito que um bom gerente comercial/vendas é aquele que exerceu outras funções como, vendedor, supervisor de vendas e