Chiavenato - Organização
Organização é a função administrativa que se incumbe do agrupamento dos órgãos e das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa. O agrupamento dos órgãos e das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos empresariais sob a autoridade de um líder ou chefe ou de uma hierarquia de autoridade composta por liderança de lideranças ou chefes de chefes.
Níveis e áreas de organização
A organização pode ser feita ao nível estratégico quando envolve toda a estrutura organizacional da empresa. A organização ao nível tático envolve o que chamamos de departamentalização. E pode ser operacional quando focaliza as tarefas e atividades das pessoas. Além disso, pode haver organização de marketing, da área financeira, da produção/operações e ainda da área de recursos humanos. Nisso reside o encanto da organização servir como infraestrutura básica para proporcionar a melhor base para alcançar os objetivos propostos.
Finalidade da organização
A função de organizar serve para agrupar e estruturar todos os recursos da empresa - órgãos, pessoas e equipamentos - para permitir e facilitar o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível. O administrador deve definir claramente e organizar os recursos de que sua empresa necessita, tais como:
*Pessoas e suas respéctivas habilidades e competências;
*Equipamentos ;
*Orçamento e disponibilidade de recursos financeiros ;
*Materiais ;
Os recursos citados anteriormente constituem as entradas (inputs) que serão transformadas em produtos e serviços, estes podendo ser desdobrados em duas categorias:
1) Recursos consumíveis: são utilizados e consumidos no processo de transformação, tais como:
*Matérias-primas;
*Energia na forma de calor ou luz;
*Tempo de execução ou operação;
*Orçamento de despesas (recursos para pagar energia e tempo).
2) Recursos renováveis: são necessários para possibilitar o processo de transformação, embora não façam parte integrante dele e possam ser repetidos ao