Energia eólica
Curso: Engenharia Civil
Análise do impacto ambiental causado pela geração de energia eólica Introdução
• Energia eólica é a energia produzida a partir da força dos ventos, sendo abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares.
Essa energia é gerada por meio de aerogeradora, nas quais as forças do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA ENERGIA
EÓLICA
• Os equipamentos de pequeno porte têm impacto ambiental geralmente desprezível. Já parques eólicos apresentam impactos ambientais consideráveis e podem ser classificados em:
• 1) Impacto sobre a fauna - A maior preocupação relativa à fauna é com os pássaros, os quais podem vir a colidir com estruturas (torres de alta tensão, mastros, janelas de edifícios) e com as turbinas eólicas, devido à dificuldade de visualização. Outros motivos, como o tráfego de veículos em autoestradas e a caça, também são responsáveis pela morte dos pássaros. Porém o comportamento dos pássaros e as taxas de mortalidade tendem a ser específicos para cada espécie e também para cada lugar.
• 2) Ruído - As turbinas eólicas produzem dois tipos de ruído: o ruído mecânico de engrenagens e geradores e o ruído aerodinâmico das pás. Os ruídos mecânicos têm sido praticamente eliminados através de materiais de isolamento. O ruído aerodinâmico é produzido pela rotação das pás gerando um som sibilante que é uma função da velocidade de ponta. As emissões de ruídos são reguladas por normas técnicas da ABNT 10.151 e 10.152. Vários estudos têm demonstrado os perigos deste tipo de decibéis à saúde humana. Decibéis do tipo B e C, chamados de infrassom, embora inaudíveis (figura 2), são sentidos como uma vibração no corpo, mesmo dentro das casas, sendo prejudiciais à saúde tanto quanto ou mais do que o tipo A, e