Che guevara e a midia impressa
Graduação em Serviço Social
Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação
Che Guevara e a Mídia Impressa
Autores:
Kátia Martins: RA 2315348107
Daniel Bartz: RA 2341451006
Claudia Ferreira: RA 2378465808
Marcelo da Silva: RA 2325399388
Luis Otávio Kaiser: RA 0000000000
Pinheiro Machado
Junho de 2011
Introdução
O que queremos com este trabalho é fazer uma reflexão sobre as diferenças nos discursos midiáticos. Mais especificamente, pretendemos avaliar o confronto de formações discursivas antagônicas presente no em matérias jornalísticas.
Comparamos, para isso, duas matérias sobre o guerrilheiro Ernesto Guevara e La Serna, o popular Che Guevara, a matéria “Che, a Farsa do Herói”, publicada na revista Veja nº. 2028, de 3 de outubro de 2007 e a matéria “O Che – Combatente e Intelectual”, 5ª Edição Especial sobre Che Guevara, publicada na revista Caros Amigos em 05 de outubro de 2007.
1 Meios de Comunicação
A partir da premissa de que a mídia e as novas tecnologias de informação e comunicação representam os tentáculos da sociedade globalizada, ressaltamos o importante papel que estes elementos desempenham, seja no âmbito social, cultural, político ou econômico. Abordamos, desta forma, a mídia enquanto instituição complexa que se faz onipresente. Podemos observar, nas últimas décadas, o aumento gradativo e vertiginoso do poder de alcance da mídia, seja ela em suporte eletrônico, ressaltando aqui a importância da internet e do ambiente virtual, ou impresso, produzindo narrativas discursivas que, pelo efeito ideológico de evidência, funcionam como atestado de verdade a ser reproduzido sem checagem ou reflexão.
Sendo uma espécie de “discurso sobre”, a mídia age como um molde de realidades cotidianas, colocando o mundo como objeto a ser codificado e promovendo a institucionalização de sentidos e a homogeneidade da memória. Dessa maneira, passa a instituir critérios a serem seguidos e referenciais de uma conduta