CHAUI Marilena
Ciências Econômicas
Disciplina: História Econômica Geral
Professor: Prof. Dr. Joaquim Carlos Racy
Bruno Vendramini Bicharelli
Resumo Indicativo: Marilena Chauí – O que é Ideologia
SÃO PAULO MARÇO/2015
Em seu livro, “O que é Ideologia”, Marilena Chauí tem como objetivo a desconstrução do significado popular da palavra ideologia. Segundo a autora, ideologia para o senso comum tem sentido de conjunto de ideias, quando na verdade deveria ser visto como um conjunto de ideias sociais, políticas ou históricas que tem como função modificar e ocultar a realidade, mantendo certos aspectos de dominação em diversos âmbitos.
No capítulo II, a Autora, desenvolve a ideia de dominação histórica através da filosofia grega e posteriormente medieval. A teoria das quatro causas, elaborada por Aristóteles e posteriormente assim denominada pelos filósofos medievais é constituída da seguinte maneira: causa material; causa formal; causa motriz e causa final. Um aspecto que fornece indícios de dominação através desta teoria é a valoração de cada uma das causas, elas não equivalentes, assim: “são concebidas como hierarquizadas indo da causa mais inferior à causa superior.” (CHAUÍ, 2012, p. 10). Ou seja, a causa mais importante é a final, que justificaria a dominação do servo pelo senhor feudal através da vontade de Deus (causa final).
Ainda no capítulo II, mas agora tratando da sociedade moderna, a Autora mostra através de exemplos como a sociedade moderna eliminou a ideia medieval onde a causa final justificava a exploração, rompendo então com a hierarquia de causas e se vendo livre para escolhas e vontades. Cria-se então uma nova valorização, em torno do trabalho que fornece margem para o surgimento do homem livre moderno que pode ser dividido em dois tipos diferentes: o burguês (fim) e o trabalhador (meio). O burguês detentor dos meios de trabalho e o trabalhador que não possui tais meios se relacionam de maneira que o