Marilena CHAUI
A filosofia está relacionada à maneira de pensar das pessoas e à forma de expor esses pensamentos. O método usado para conhecer a filosofia é a razão, sendo esta universal, e podendo, portanto ser utilizada por todos como critério da explicação de alguma coisa ou para resolver problemas conclusivamente, sendo que o filósofo precisa explicar suas ideias seguindo regras universais de pensamento.
Explicações preestabelecidas não são aceitas na filosofia, ela exige que se investiguem cada um dos problemas, e muitas vezes, generaliza ideias, mostrando que uma mesma explicação tem validade para muitas coisas diferentes. Um dos aspectos essenciais para o surgimento da filosofia foi a ideia da lei expressa pela vontade dos homens, pois esta serviu de molde para que a filosofia propusesse o aspecto do mundo legislado e organizado racionalmente.
A Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.
Uma das coisas que difere o pensamento dos dias atuais do pensamento das pessoas na antiguidade é a consciência de que os mitos não são a melhor maneira de compreender a realidade por se tratarem de histórias fantasiosas que tinham a finalidade de tentar explicar fatos da realidade dos homens. A