Mec Fluidos Reynolds
TÍTULO: ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO
Nome dos Integrantes do Grupo
Matrícula
Turma
Bauru
2015
1 INTRODUÇÃO
Quando falamos de processamento industrial sempre precisamos nos preocupar com o transportar de fluidos, independente do tipo do fluido em questão.
Nos processos de fabricação sempre são utilizados alguma forma de fluidos, seja ar comprimido como energia mecânica para algumas maquinas, óleos em sistemas hidráulicos, ou até mesmo água para os sistemas de arrefecimentos de equipamentos que precisam ter temperaturas controladas. Para que seja possível o transporte dos mesmos são utilizados vários artifícios, eles geralmente são deslocados por auxilio de bombas e tubulações, e justamente neste processo que encontramos problemas com as questões voltadas as turbulências em tubulações e cavitações em bombas.
Para nos auxiliar na solução de problemas relacionados aos fluidos é utilizado o numero de Reynolds (Re), ele é uma das ferramentas indispensável para calcular as variáveis dos processos de transporte de fluidos.
2-FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Os escoamentos de fluidos podem ser divididos em três regimes diferentes:
1-Laminar
2-Transicional ou intermediário
3-Turbulento.
Para cada comportamento citado acima temos um numero adimensional relacionado.
Em regimes Laminares os números de Reynolds necessariamente devem ser menores que 2000,no regime Transicionalencontra-seentre 2000/2400 e no regime Turbulento os números ficam superiores a 2400.
2.1Numero de Reynolds.
O numero de Reynolds é um numero adimensional, utilizado em mecânica dos fluidos para relacionar e calcular o fluido em contato com as superfícies. Para que o calculo seja possível precisamos ter alguns dados:
1- Massa especifica do produto.
2- Velocidade media do fluido.
3- Diâmetro do tudo onde está sendo feito o transporte.
4- Viscosidade dinâmica do fluido.
Com os dados