Charles Darwin Teoria da evolução
Charles Darwin (1809-1882). Ingressou no curso de Medicina, na faculdade de Edimburgo, mas desistiu ao ser contra as práticas cirúrgicas sem anestesia (ainda inexistente na época). Após a tentativa sem sucesso de tornar-se clérigo, Darwin foi convidado a integrar uma equipe de expedição científica a bordo do navio Beagle, de 1831 a 1836, navegando pela costa do Pacífico e pela América do Sul. Na viagem, Darwin reuniu dados sobre as variações das espécies, o que se tornou base para a criação de seu mais conhecido livro. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioselecaonatural2.php .... É O texto
Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados são, portanto, selecionados para aquele ambiente. , Darwin foi convidado a integrar uma equipe de expedição científica a bordo do navio Beagle, de 1831 a 1836, navegando pela costa do Pacífico e pela América do Sul. Na viagem, Darwin reuniu dados sobre as variações das espécies, o que se tornou base para a criação de seu mais conhecido livro.
Darwin compartilhou sua descoberta e a apresentou à Sociedade Linneana de Londres, em 1858. Um ano mais tarde, Darwin publicou sua obra A origem das espécies, na qual explicava sua teoria, baseando-a em inúmeras observações da natureza.
Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
Em qualquer grupo de espécies, todos os indivíduos possuem ancestrais em comum, em algum momento da história evolutiva. Assim, são descendentes destes, com modificações: resultado da seleção natural.
Indivíduos da mesma espécie, mesmo que parentes próximos, possuem variações entre si: