Celulas Tronco
CELULAS TRONCO
COMO SURGEM?
O surgimento dessas células se dá da seguinte maneira: o espermatozoide fecunda o óvulo, dando origem ao que chamamos de zigoto. O zigoto sofre mitoses dando origem a uma “bola de células”, que se diferenciam originando os folhetos germinativos, que em seguida se diferenciam em tecidos e órgãos do organismo.
Essas células originadas das mitoses do zigoto são as células-tronco, que também são chamadas de células-mãe ou células estaminais. O QUE SÃO?
São células com capacidade de renovação através da mitose e podem originar tipos especializados de células, que formam os
.
diferentes tecidos do corpo humano.
A utilização dessas células com fins terapêuticos tem se tornado cada vez mais promissora, principalmente para pessoas com doenças degenerativas e com danos ao sistema nervoso.
Também são muito úteis no combate às doenças cardiovasculares, neurodegererativas, mal de
Parkinson, diabetes juvenil e lesões na medula.
CLASSIFICAÇÃO
Podem ser classificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas.
CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS
São células derivadas da massa celular interna do blastócito, que é um embrião formado aproximadamente
5 dias após a fecundação. Essas células contêm uma grande capacidade de diferenciação, podendo dar origem a todos os tecidos do corpo, quando recebem o estímulo necessário. São classificadas como totipotentes ou pluripotentes. CÉLULAS-TRONCO TOTIPOTENTES
O corpo humano é formado por vários tipos de tecidos e esse tipo de células-tronco é capaz de se diferenciar em qualquer um deles, inclusive placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nas primeiras divisões do embrião, por volta do terceiro ou quarto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 32 células.
CÉLULAS-TRONCO PLURIPOTENTES
Também são capazes de se diferenciarem em qualquer tecido do organismo, com exceção da placenta e dos anexos