O enigma de kaspar hauser - baseado na teoria da evolução de charles darwin
“O Enigma de Kaspar Hauser”
Criado num calabouço preso, isolado e privado de educação. Amarrado ao solo, não sabia nem sequer andar. O filme “O enigma de Kaspar Hauser”, baseado em fatos reais, mostra a história de um jovem que fora privado da liberdade, vivendo cativo desde o nascimento, sem nenhum contato humano. Aprende a escrever e andar, de modo capenga, apenas na adolescência.
Esfarrapado, Kaspar Hauser é abandonado numa praça de Nuremberg. Por causa de seu isolamento só era capaz falar o seu nome e algumas expressões cujo significado desconhecia. Trazia consigo um saco com livros de orações e uma carta de apresentação anônima, contando que fora criado sem nenhum contato humano, em um porão, desde o nascimento e pedia que fizessem dele um cavaleiro como fora seu pai. Seu comportamento estranho causava espanto, era visto como um garoto selvagem, apesar de ser gentil, dócil e muito simples. Era a alma boa e pura em contato com a sociedade.
Por não ter onde ficar, permaneceu temporariamente numa cela, onde com a ajuda de uma criança aprende diversas palavras. Graças a sua curiosidade infantil aprendeu muitas coisas de forma instantânea. Demonstrava saber tratar os animais, especialmente os pássaros, mas tinha medo de galinha como é retratado no filme, onde Kaspar foge aterrorizado de uma galinha. Aprende que o fogo queima.
Como gerava custo a sua estadia na cidade, tão logo imaginaram um jeito de Kaspar contribuir com o pagamento de suas despesas. Devido a sua história de vida estranha, muitas pessoas na cidade queriam vê-lo, tornando-se uma espécie de atração. Sendo por sua vez apresentado ao público de Nuremberg juntamente com outras pessoas tidas como “anormais”, como a criança autista, o anão e o índio. A atração aparentemente não dá certo e Kaspar Hauser é levado para a casa do Senhor Daumer onde será inicialmente socializado.
Em seu novo lar Kaspar é tratado com muita atenção e carinho pelo senhor Daumer e