Charge
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil.
Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, é considerado como algo totalmente diferente, pois ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia a dia da sociedade, de forma atemporal.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social em que o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor. A charge tem um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelos poderosos. Não é à toa que, quando se estabelece censura em algum país, a charge é o primeiro alvo dos censores.
Produção de texto:
A partir disso, pressupõe-se que chargistas se valem da NOTÍCIA para compor sua arte. Faça o caminho inverso. Produza a notícia que poderia ter influenciado o chargista abaixo no momento de sua criação.
A notícia produzida deve ter no mínimo 20 linhas e ser escrita com caneta azul ou preta em folha de papel almaço.
A atividade pode ser individual ou em dupla.
Atenção às características desse gênero textual Uma notícia é uma narração ordenada, objetiva e clara de fatos recentes ou de situações, com interesse público, sem comentários nem apreciações.
Uma notícia divide-se em quatro partes:
I- título,
II- subtítulo
III- cabeça da notícia, parágrafo-guia ou lead
IV- e corpo da notícia, desenvolvimento ou body.
I- Título
Deve resumir a