Charge Dois
A charge evidência que o sentimento que muitos carregam pelo time é maior do que as reais necessidades. Em nosso atual cenário mundial onde existem ditaduras explicitas, grupos radicais realizando ataques armados em nome de sua religião, e países em guerra civil em nome de um ideal, o “brasileiro” mantem suas atenções e gasta suas forças em motivos vagos como o futebol.
Como citado, estamos vivendo em um momento onde o extremismo assusta o mundo com seus atos, o Brasil tem em seu interior algo parecido e por motivos se não igualmente mesquinhos, muito maior, que é o sentimento por um clube de futebol, só em nossa historia recente existem casos de mortes em brigas envolvendo torcidas organizadas. E estes atentados já chegaram a atingir os próprios clubes, como invasões de campo, agressões a jogadores e tantas outras que vemos nos noticiários.
E essa realidade só irá mudar quando as agremiações mudarem seu posicionamento nestes casos. Os policiais fazem o seu máximo para que as confusões antes, durante e depois do jogo sejam evitadas, o ministério de justiça desportiva, quando necessário, impõe penas aos clubes como jogos com portões fechados e em outras cidades e qual é a posição do clube? Poucos clubes conseguem identificar os responsáveis e os banirem do seu quadro de associados, alguns se quer verificam se seus sócios estão envolvidos neste tipo de crime. E o pior, muitos clubes financiam para que estes marginais transvestidos de torcedores frequentem seus jogos em outras cidades.
Para combater os conflitos entre torcidas, ou manifestações violentas contras jogadores, é a conscientização dos envolvidos, para que lembrem, seja o jogador ou o outro indivíduo que usa a camisa do time rival ao seu, todos temos alguém esperando em casa, seja este alguém mãe ou filho (a).