T Cnicas De Argumenta O Em Um Artigo De Opini O
Por
Catherine Costa Schmid
Trabalho apresentado à Prof.ª Sandra Bernardo, na disciplina LET Comunicação e Expressão I, do curso de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Rio de Janeiro 1° Semestre de 2013
Introdução
O trabalho “Técnicas de argumentação em um artigo de opinião” tem como objetivo ilustrar diferentes técnicas de argumentação retiradas do livro “A arte de argumentar” de Antônio Suárez Abreu em um artigo de opinião.
O material escolhido foi “Democracia Direta” de Merval Pereira colunista do Globo publicado no jornal O Globo, no dia 25 de julho de 2013 (http://oglobo.globo.com/blogs/blogdomerval/posts/2013/06/25/democracia-direta-501171.asp). O artigo discute a proposta de uma constituinte realizada pela presidente Dilma Rousseff para uma reforma política.
Técnicas de Argumentação em um Artigo de Opinião
O artigo “Democracia direta” discute a proposta de uma Constituinte para reforma política proposta em momento delicado que o Brasil se encontra e suas possíveis implicações. O autor expõem sua preocupação em relação a medida utilizando argumentos bastante convincentes. E defende a tese de que uma constituinte ao invés de aumentar a democracia ao contrario a contraria.
Pereira faz uso de alusão ao mencionar o deputado Miro Teixeira no terceiro parágrafo, para demonstrar ao leitor como tal constituinte já havia sido proposta anteriormente, mas não fora aceita. Para explicar os motivos pelos quais tal medida havia sido negada o autor utiliza argumento pelo exemplo (1999, p.62) que “acontece quando sugerimos a imitação das ações de outras pessoas” no sexto parágrafo. Pereira usa os países Equador e a Bolívia como exemplo.
“Tem sido politicamente inviável tentar levar adiante a proposta devido ao uso distorcido das constituintes em países da região, que acabaram transformadas em instrumentos