REVOLU O FRANCESA2 Resenha
2769 palavras
12 páginas
FRANKLENO FERREIRA DA ENCARNAÇÃO – CGU 117785210Resenha
Analise da Revolução Francesa
Manaus – 2015/1
REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799)
A Revolução Francesa foi um período de agitação política e social na França de meados do século XVIII, onde a monarquia absolutista da família dos Bourbons governava a nação há séculos com base em privilégios aristocráticos e religiosos oriundos do período feudal.
O lema dos revolucionários, constituídos por grupos políticos radicais de esquerda, das massas das ruas e de camponeses era constituído de 3 palavras que estabeleceram-se como princípios para todos os outros processos sociais revolucionários posteriores: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A sociedade francesa do século XVIII mantinha a divisão em três Ordens, Estados (ou ainda Estamentos) algo oriundo da época feudal e era chamado Antigo Regime. O primeiro estado era composto pelo Clero, o segundo estado era a Nobreza, e o Povo (constituído de um sem número de grupos sociais) sendo o Terceiro Estado.
Cada qual se regendo por leis próprias (privilégios, direitos, deveres), com um Rei absoluto que detinha um poder supremo para si e de origem divina, independente no topo da hierarquia dos Estados, cabendo a esta figura real ser o obreiro da unidade nacional através do seu poder independente acima das Ordens ou estamentos, o que significava que era ele quem tinha a última palavra sobre a justiça, a economia, a diplomacia, a paz e a guerra, e quem se lhe opusesse teria como destino a prisão da Bastilha e posterior execução.
Ao subir ao trono Luis XVI, também chamado de Capeto, revelara-se inepto e despreparado para o exercício do poder que lhe fora conferido por direito de nascimento, sendo pessoa considerada de personalidade vacilante e incapaz de dar solução aos graves problemas que afligiam a nação francesa como a fome, os pesados impostos que recaiam sobre a combalida população como também os desastres no campo militar contra a Inglaterra,