Cesário Verde
Cesário Verde
Trabalho realizado por: Gonçalo Nuno Duarte
Agrupamento de Escolas FINISTERRA –Escola Secundaria de
Cantanhede 2013/2014
Perfil de Cesário Verde
Dados biográficos:
• José Joaquim Cesário Verde, nasceu em Lisboa a 25 de
Fevereiro de 1855, e morreu de tuberculose a 19 de Julho de
1886 quando tinha apenas 31 anos. Já um irmão e uma irmã tinham morrido com a mesma doença.
Curiosidades da biografia: • Cesário era filho de um lavrador e comerciante, José Anastácio Verde e de Maria da Piedade dos Santos
Verde.
• Em
1873
matriculou-se na Faculdade de Letras, ao qual só frequentou uns meses. Na mesma época conheceu Silva Pinto, amigo que ficaria para a vida toda.
Perfil poético de Cesário Verde
O poeta Cesário Verde era um contemporâneo aos autores da prosa realista. Os textos que eram integrados por vários autores no “lirismo realista”, refletido da herança literária dos anos 70 e a preocupação em procurar a realidade na objetiva do ponto de partida da criação. Baudelaire (escritor francês) e as tendências (parnasianismo e simbolismo) dos finais do século eram influências para Cesário.
Na forma como escrevia Cesário era muito realista, usando com frequência frases curtas, analíticas e com predomínio de coordenação.
Recorria-se à comparação, à metáfora, à hipálage e à aliteração. Tinha um uso expressivo do advérbio.
Fazia uma reprodução fiel da realidade (Visualismo), intercalando com figurações poéticas que transfiguravam a realidade.
A cidade e o campo
Cidade: deambulação do poeta; melancolia; monotonia; “desejo absurdo de viver”; vícios; fantasias mórbidas; miséria; sofrimento; poluição; cheiro nauseabundo, seres humanos dúbios e exploradores; ricos vaidosos que desprezam os humildes; incomoda o poeta e os trabalhadores que nela procuram melhores condições de vida.
Mulher citadina: fatal, frígida,