Cesário Verde Vida e Obra
O presente trabalho é sobre Cesário Verde, mais concretamente sobre o autor, vida e obra.
São objetivos deste trabalho conhecer mais pormenorizadamente a vida do poeta, as suas principais obras, as caraterísticas da sua poesia e analisar um dos seus poemas.
Está organizado em três partes, introdução, desenvolvimento e conclusão.
VIDA DE CESÁRIO VERDE
José Joaquim Cesário Verde nasceu em Caneças, no concelho de Loures, a 25 de Fevereiro de 1855 e foi batizado na Sé, no dia 2 de Junho do mesmo ano.
O seu pai era lavrador e comerciante, sendo proprietário de uma quinta nas imediações de Lisboa, em Linda-a-Pastora, e de uma loja de ferragens na baixa lisboeta.
Foi na quinta da família que Cesário passou grande parte da sua infância, juntamente com os seus três irmãos, Júlia, Joaquim e Jorge. Nesta quinta refugiou-se por diversas vezes ao longo da sua vida. Foi, portanto, entre esta quinta em Linda-a-Pastora e as várias residências que a família Verde tinha na capital - na Rua dos Fanqueiros, Rua do Salitre, Rua das Trinas, Rua Nova da Palma - que Cesário passou a sua breve vida.
Cesário Verde chegou a trabalhar na quinta da família e foi nestas atividades que repartiu a sua vida, fazendo do quotidiano o assunto da sua poesia. Desta forma, ia alimentando o seu gosto pela leitura e pela criação literária, embora longe dos meios literários oficiais com os quais nunca se deu bem, o que o levou, por exemplo, a abandonar o Curso Superior de Letras da Faculdade de Letras de Lisboa, que frequentou entre 1873 e 1874, e onde travou conhecimento com figuras da vida literária, como Silva Pinto, que se tornou seu grande amigo e, após a sua morte, compilador da sua obra.
Durante a juventude, viaja pelos grandes centros cosmopolitas (Paris e Londres), mas a sua vida resumia-se aos caminhos percorridos entre Lisboa e Linda-a-Pastora, e são esses mesmos caminhos e as pessoas desses locais que Cesário Verde