Portugues-cesario verde
Esta análise será dividida em três partes. Primeiramente, analisar-se-á a estrutura interna do poema, procedendo-se ao escrutínio dos assuntos e temáticas tratadas e à relação desse poema com a vida do escritor. Depois, será examinada a unidade forma - conteúdo, que se prende com a escrita, com a pontuação, linguagem e vocabulário utilizados. Finalmente, será analisada a estrutura externa do poema, procedendo-se à análise formal dos versos e estrofes deste.
Assim sendo, só resta mesmo passar à leitura do trabalho que elaborei.
Aspectos biográficos de Cesário Verde José Joaquim Cesário Verde nasceu em Caneças, no concelho de Loures, a 25 de Fevereiro de 1855.
O seu pai era lavrador e comerciante, sendo proprietário de uma quinta nas imediações de Lisboa, em Linda-a-Pastora, e de uma loja de ferragens na baixa lisboeta, onde Cesário Verde chegou a trabalhar. Foi nestas actividades que repartiu a sua vida, fazendo do quotidiano o assunto da sua poesia. Desta forma, ia alimentando o seu gosto pela leitura e pela criação literária, embora longe dos meios literários oficiais com os quais nunca se deu bem, o que o levou, por exemplo, a abandonar o Curso Superior de Letras da Faculdade de Letras de Lisboa, que frequentou entre 1873 e 1874, e onde travou conhecimento com figuras da vida literária, como Silva Pinto, que se tornou seu grande amigo e, após a sua morte, compilador da sua obra.
Para além de algumas viagens curtas a Paris e a Londres, a sua vida resumia-se aos caminhos percorridos entre Lisboa e Linda-a-Pastora, e são esses mesmos caminhos e as pessoas