Literatura Cesariana
Ano Letivo 2013/2014
Literatura Portuguesa
Aluno: Márcio Silva nº17 11ºC
Docente: Helena Pires
Introdução
No âmbito da disciplina de Literatura Portuguesa foi-me proposto a realização de um trabalho sobre o grande poeta português Cesário Verde que a morte ceifou ainda muito jovem. Sobre este enorme vulto da literatura nacional, foi-me pedido que traçasse o seu perfil literário, fizesse a sua biografia e elaborasse uma profunda análise sobre um dos seus famosos poemas. Pois bem, nas próximas páginas deste trabalho é o que farei e garanto máxima entrega para conseguir elaborar um bom trabalho de forma a honrar da melhor forma possível um homem que tanto nos deixou.
Perfil Literário de Cesário Verde
Cesário Verde era, antes de mais, um realista que utilizou também o impressionismo nos seus poemas, já que materializa o abstracto, insiste na impessoalidade, utiliza paisagens e locais para traduzir estados psicológicos, dá espírito a objectos.
Além disso, Cesário Verde e as suas composições poéticas enquadram-se também no Parnasianismo que defende “a arte pela arte” e que foi iniciado em França no século XIX.
Esta corrente literária procura um acabamento perfeito através de poesias descritivas. É uma reacção contra o Romantismo, defendendo a objectividade em detrimento do sentimentalismo, e a perfeição formal em detrimento da indisciplina da linguagem. È um retorno ao racionalismo e uma busca pela impessoalidade.
Através da junção do realismo, com o impressionismo e o Parnasianismo, os poemas de Cesário Verde tornam-se autênticas representações pictóricas da realidade devido à utilização de uma linguagem colorida, à musicalidade e à perfeição formal.
Desta forma, Cesário Verde preocupa-se bastante em apresentar o quotidiano da realidade de uma forma realista, clara, objectiva e concreta. Procura descrever o mundo com objectividade, tentando captar os mais ínfimos pormenores de