Protocolo de anestesia
PROTOCOLO DE ANESTÉSICO PARA CÃES E GATOS.
Trabalho referente à disciplina de anestesiologia veterinária do 6º período do curso de medicina veterinária da universidade ceulji/ulbra, realizado pela acadêmica Juliana Souza Vaz.
Ji-Paraná Setembro/2011
Introdução
A cirurgia é um procedimento da medicina e deve contar com técnicas anestésicas seguras para fêmeas e fetos de todas as espécies. A escolha de uma técnica anestésica particular deve ser influenciada pela familiaridade com a técnica ou fármaco e evitar a depressão do SNC. Desta forma, o anestesiologista deve compreender as alterações fisiológicas da gestação bem como os benefícios e riscos de várias técnicas anestésicas e o significado das complicações, devido à administração da anestesia, para fazer a escolha de um protocolo anestésico.
PROTOCOLOS
Este trabalho tem como objetivo informar as diversas técnicas anestésico-utilizadas em cesarianas de gatas e cadelas, assim informando a técnica mais adequada a ser utilizada de acordo com o caso da gestante.
As técnicas anestésicas mais utilizadas em cesariana de gatas e cadelas são: anestesia local, anestesia geral intravenosa, anestesia epidural e anestesia geral inalatória. Concluindo desta forma que a anestesia epidural é a que tem menos efeito residual sobre as fêmeas e os neonatos. As técnicas anestésicas mais utilizadas em cesariana de gatas e cadelas são: anestesia local, anestesia geral intravenosa, anestesia epidural e anestesia geral inalatória, sendo que na anestesia geral intravenosa, utiliza-se dos fármacos tiopental, propofol e etomidato; na anestesia epidural utiliza-se da associação da lidocaína com epinefrina, e na anestesia geral inalatória utiliza-se halotano, isofluorano, sevofluorano, enfluorano e desfluorano.
Como medida de segurança inicia-se a indução utilizando-se dos fármacos pré-anestésicos, sendo eles: levomepromazina, clorpromazina, acepromazina, butorfanol, diazepam, cetamina