Treinamento Feminino
Neste período que trabalho em academia sempre vi uma rotatividade muito grande de mulheres com os mais diferentes objetivos e sempre com um problema: “RESULTADO MEDÍOCRE E DESMOTIVAÇÃO”.
Vamos entender: Todo resultado é baseado nas RESPOSTAS HORMONAIS.
O ganho de massa muscular esta diretamente ligada à produção de TESTOSTERONA, hormônio produzido em grande escala por homens e menor em mulheres. O sexo feminino também tem um agravante para a hipertrofia muscular o CICLO MENSTRUAL. Nos dias de hoje as pesquisas tem ajudado muito as mulheres e os preparadores físicos a entenderem como funciona esse maravilhoso organismo.
Num dos cursos que fiz comecei a entender como deveria ser um treinamento feminino, pois tudo gira em função das liberações hormonais.
O ciclo menstrual é dividido em fases, um ciclo de 28 dias é dividido da seguinte maneira:
Fase da menstruação ou fluxo (1º ao 4º dia);
Fase pós-menstrual (5º ao 11ºdia);
Fase intermenstrual (12º ao 22º dia) e
Fase pré-menstrual (23º ao 28º dia).
A 1ª Fase é vista como de baixo rendimento em função do desconforto causado pelo fluxo e eliminação de grande quantidade de líquidos. Já a 2ª Fase os níveis hormonais estão em equilíbrio e o rendimento começa a melhorar; na 3ª Fase é onde existe o maior resultado em função de todos os hormônios estarem em harmonia no organismo estas duas fases anteriores são conhecidas também como FASE ESTROGÊNICA, já na 4ª Fase é onde tudo é colocado a perder, pois tem início um efeito hormonal em cadeia para preparar o organismo para a menstruação, esta fase e a próxima são conhecidas como FASE PROGESTOGÊNICA.
Não vou entrar em por menores quanto aos nomes dos vários hormônios envolvidos em todo o ciclo para não confundirmos tudo, o profissional que irá trabalhar é o que deve estar ciente deste processo hormonal. Só devemos saber que as MULHERES são totalmente diferentes aos homens e necessitam de uma atenção maior na elaboração do treinamento.
Todas