Especialista
1 VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
1.1 O que é Finanças
FINANÇAS - é a arte e a ciência de administrar fundos. Ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
A maioria das decisões empresariais são medidas em termos financeiros. Todas as áreas da empresa: contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e outras necessitam interagir com a área de finanças para realizar o seu trabalho.
1.2 Principais áreas de decisões em administração financeira.
No decorrer das atividades de uma empresa, deparamos com dois tipos básicos de decisões financeiras: as decisões de financiamento e as decisões de investimento.
As decisões de financiamento resumem-se na captação de recursos, enquanto as decisões de investimento referem-se à aplicação dos valores obtidos, conforme pode ser demonstrado pelo Balanço Patrimonial da empresa:
Tais decisões são interdependentes, pois os retornos exigidos dos investimentos dependem da maturidade e dos custos dos passivos selecionados, tornando-se necessário uma adequação entre a maturidade dos passivos e a capacidade de geração de caixa dos ativos.
Em qualquer organização existe o problema de alocação de recursos. Existe sempre a concorrência entre diversos projetos de investimentos e o dilema de como financiá-los. Aquele que apresentar o melhor retorno segundo os critérios de avaliação específicos de cada empresa provavelmente será o escolhido. Por isso, pode-se constatar que as empresas: possuem mais de uma possível destinação para os recursos; os recursos são escassos, tornando-se necessário que sejam selecionados os projetos que trouxerem os melhores resultados para a empresa; todos esperam um resultado positivo: os credores e os investidores.
Verifica-se, portanto, que a sobrevivência das empresas condiciona-se, principalmente, à qualidade das decisões