cervejas
Por volta de 1.070, começou a utilização do lúpulo na cerveja cuja prática rapidamente disseminou-se. O lúpulo empresta a cerveja um aroma agradável e sabor característico, aumentando também a conservação.
Em 1859, Pasteur identificou os agentes causadores da fermentação, mostrando que ocorria pela ação das leveduras.
Em 1883, o cientista dinamarquês Emil Christian Hansen isolou as primeiras culturas puras de leveduras, passando a controlar o processo.
HISTÓRICO
As primeiras indústrias brasileiras surgiram na época da Proclamação da República, em 1889. Essas cervejas nacionais tinham um grau de fermentação tão alto que, mesmo depois de engarrafadas, produziam uma enorme quantidade de gás carbônico, criando grande pressão.
Os Estados Unidos, seguidos de perto pela China, são os maiores produtores mundiais de cerveja.
O Brasil ocupa a quinta posição com mais de 8 bilhões de litros por ano em 1997.
Processo Produtivo
Matéria Prima para Fabricação de CervejaCevada Maltada CervejeiraCereal de alto teor de amido e de enzimas que sofreu processo demalteação. No Brasil, as cervejarias utilizam uma mistura de maltes de diversas procedências para obter um mosto mais padronizado.AdjuntosSão os cereais não maltados. Podem estar na forma líquida ou sólida. A utilização dos adjuntos resulta em cervejas mais leves e de coloração mais suave.ÁguaÉ matéria-prima fundamental para a produção de cerveja. Influencia de maneira completa a sua qualidade. Dependendo do teor e dos tipos de sais minerais dissolvidos, deve receber tratamento específico. De uma maneira geral, a água brasileira é considerada ideal para a fabricação de cerveja. Para cada 100 litros de cerveja há um consumo de 1.000 litros de água, incluindo a de fabricação e industrial (assepsia, caldeiras, etc).
LúpuloÉ uma planta trepadeira e perene, pertencente à família das moráceas. É originário das zonas temperadas do norte da Europa, Ásia e América. Em estado selvagem, o lúpulo