Cervejaria
Mosturação: Após ser moído o malte é enviado para os tanques de mostura . Nessa etapa o malte moído é misturado com água e submetido a aquecimento.
Filtração: A mistura obtida, também chamada de mostura, atravessa um sistema de filtros que tem por função separar a casca da mistura. Na torta (mostura) formada, ainda existem frações de açucares que poderào ser utilizados na fermentação. Dessa forma, uma operação bastante útil é lavar a torta (mostura) com água aquecida com o objetivo de solubilizar o açúcar existente. Após filtrada, a mostura passa a denominar-se mosto.
Fervura: Em seguida o mosto é adicionado a um tanque onde recebe a adição de lúpulo. A mistura é fervida por volta de 30min. Durante esse intervalo, ocorre a extração e isomerização de alguns óleos essenciais extraídos do lúpulo.
Resfriamento: Terminada a fervura, a mosto fervido acrescido de lúpulo é resfriado por trocadores de calor, com o objetivo de receber a levedura que irá promover a fermentação.
Fermentação: Nessa fase, as leveduras irão consumir os açúcares fermentiscíveis, irão se reproduzir e além disso irão produzir álcool e dióxido de carbono e também alguns ésteres, ácidos e álcoois superiores que irão transmitir propriedades organolópticas á cerveja. A fermentação ocorre em tanques fechados, revestidos por uma camisa externa que permite a passagem de fluído refrigerante para manter o sistema na temperatura desejada de fermentação que pode variar de 9 a 25 C de modo geral.
O tipo de Fermentação dependerá da levedura utilizada, de forma que podemos encontrar : - Cerveja de Alta Fermentação - Levedura : Saccharomyces Cerevisiae;
- Cerveja de Baixa Fermentação - Levedura : Saccharomyces Uvarum;
Na alta fermentação, as leveduras tendem a se situar nas partes superiores do