Cerveja
Unidade Curricular: Gestão Estratégica
Curso: Gestão de Empresas
Unidade Curricular: Gestão Estratégica
D
1. Quais são as principais tendências da indústria cervejeira europeia?
a. Em termos de concentração/fragmentação:
A indústria cervejeira europeia tem vindo a tornar-se mais concentrada (isto é cada vez menos operadores) devido ao aumento do poder das multinacionais, visto que existem pressões globais para a consolidação do mercado devido ao excesso de capacidade da indústria e isto tem resultado numa maior atenção à contenção de custos e reforço das suas marcas. No entanto esta situação não é generalizada pois na Alemanha o mercado da cerveja é altamente fragmentado com cerca de 1200 cervejarias.
b. Em termos de soluções adoptadas no desenvolvimento estratégico: alianças e fusões & aquisições:
De acordo com o artigo, existe uma tendência crescente para a consolidação do mercado. As empresas têm adoptado soluções estratégicas tais como: alianças estratégicas, fusões & aquisições e licenciamentos, nomeadamente, as empresas líderes. Estas empresas concorrem para conseguirem maior quota de mercado e uma posição dominante na indústria. Torna-se ainda mais difícil às empresas o conseguirem pois o mercado tem excesso de capacidade e isso significa muita concorrência e muita oferta e por isso a competitividade torna-se feroz na disputa de um lugar de topo. «A cota de mercado consolidada dos maiores 20 fabricantes de cerveja aumentou de 51% em 1990 para 65% no ano de 2000».
c. Em termos de consumo por países/grupos de países:
A principal tendência em termos de consumo são bebidas alcóolicas, no entanto a indústria sofreu um queda no volume de vendas e isto deveu-se ao facto de cada vez mais os consumidores estarem cientes da importância de optarem por um estilo de vida saudável e prescindirem dessas bebidas em prol de outras menos prejudiciais à saúde (bebidas sem álcool).