CERVEJA
A escolha do método de produção sempre depende de alguns fatores:
- O tipo de cerveja que será produzido pode determinar o processo de produção. É só pensar por exemplo , nas diferenças entre uma cerveja tipo CARACU e uma tipo PILSEN
- A qualidade da matéria-prima usada pode interferir na escolha do método de produção
- A combinação das matérias-primas usadas, malte e adjuntos, precisa ser levada em consideração
- Os equipamentos instalados na cervejaria
Veja um resumo do processo em 10 passos:
1- Moagem do Malte
O malte, que pode ser armazenado em silos ou sacarias, é moído em moinhos de rolos ou martelos para que o amido contido em seu interior fique exposto para ser transformado durante o processo.
2- Maceração
O malte moído é misturado com água em temperaturas pré-estabelecidas para que se inicie a ação de enzimas, que quebrarão as cadeias de amido em cadeias menores de açúcares como glicose, maltose entre outros.
3- Filtração do mosto
Após ter todo o amido transformado, a "pasta" formada (macerado), é levada ao filtro onde cascas e bagaço são separados do líquido açucarado chamado mosto, que já tem cor de cerveja.
4- Fervura do Mosto
O mosto é levado à ebulição e fervido durante alguma tempo (60 a 90 minutos) para que substâncias não desejáveis se volatilizem, proteínas coagulem e o mosto seja esterilizado.
Nesta etapa também é adicionado o lúpulo, responsável por fornecer amargor e aroma característico à cerveja.
5- Decantação
O mosto fervido passa por um processo de decantação onde as proteínas coaguladas no processo anterior são depositadas no fundo do equipamento, enquando o mosto límpido é retirado pela parte lateral/superior.
6- Resfriamento do Mosto
O mosto é resfriado a temperaturas