Cerveja, futebol e dinheiro!
Quadro
Conjunto de equipamentos, convenientemente agrupados, incluindo as suas ligações, estruturas de suporte e invólucro, destinado a proteger, a comandar ou a controlar instalações eléctricas.
http://www.prof2000.pt/users/lpa
Contador de energia eléctrica
Como regra geral os contadores de energia eléctrica devem ser colocados próximos da origem da instalação eléctrica ou da origem da entrada, em local e posição adequadas (a uma altura entre 1 e 1,7 metros acima do pavimento).
A localização dos contadores deve ser acordada com o distribuidor público de electricidade (EDP).
Ligação de um contador monofásico de energia activa de tarifa simples.
Disjuntor de corte geral
O contador (C) está ligado a um disjuntor de corte geral (D) selado pela EDP que controla a potência contratada designado por DCP (Dispositivo Controlador de Potência).
NOTA: O contador e o DCP são propriedade da EDP. Em caso algum deverá interferir com estes equipamentos.
Quadro eléctrico de entrada
Cada instalação eléctrica deve ser dotada de um quadro de entrada.
O quadro de entrada deve estar dentro do recinto servido pela instalação eléctrica, tanto quanto possível, junto ao acesso normal do recinto e do local de entrada de energia.
No caso de uma instalação eléctrica servir diversos pisos de um mesmo edifício, cada piso deverá ter um quadro, que desempenhe, para esse piso a função de quadro de entrada.
Código de protecção mínimo do quadro de entrada: IP20 IK03
O quadro deve ser instalado em local adequado e de fácil acesso, para que os aparelhos nele montados fiquem, em relação ao pavimento, em posição facilmente acessível (entre 1m e 1,80 m).
No caso de existirem quadros parciais de distribuição, os mesmos deverão ter origem no quadro de entrada.
O quadro de entrada