CERVEJA CASEIRA
No início do século passado chegou ao Brasil à cultura cervejeira, ou seja, as primeiras produções de cervejas artesanais em solo brasileiro, feitas no Estado de Santa Catarina, algumas delas ainda mantém a mesma forma de produção até hoje. Nos anos 80 e 90 as cervejas artesanais se tornaram populares na Europa e Estados Unidos, pode se dizer que no Brasil a expansão se deu nos anos 2000.
As cervejas artesanais são caracterizadas pelos diferentes sabores, cores, aromas e embalagens, são bebidas que geralmente não levam nenhum ou pouquíssimo acréscimo de química, na maioria das vezes, são de puro malte, lúpulo e cevada. É desenvolvida por um mestre cervejeiro, profissional formado em nutrição ou química.
O presente estudo refere-se à empresa Falke Bier, que foi fundada em 2004 pelos irmãos Falcone e sua fábrica é na cidade de Ribeirão das Neves. Começou produzindo cerca de três mil litros por mês, hoje sua produção é de 20 mil, isso representa um aumento de quase sete vezes em pouco mais de seis anos de existência. Segundo o departamento administrativo da mesma, a empresa tem como princípio produzir com altíssimo nível de qualidade e também com 100% de Malte, ou seja, cerveja pura. Atualmente as cervejas populares consumidas pela grande parte da população levam apenas 6% desse ingrediente, que é o principal na produção dessa bebida.
Segundo a gerência geral da empresa, a Falke bier detém 3% do mercado de cervejarias consideradas artesanais no país, tendo os seus principais produtos vendidos para várias regiões brasileiras e também exportando para alguns países da Europa, para os Estados unidos e também para a América latina.
A proposta de elaborar um plano de negócios para a Falke Bier é tornar mais claras as suas potencialidades, analisar de forma profunda seus princípios, suas características, produtos e também auxiliar no desenvolvimento organizado da empresa, tendo como base o crescimento da economia e o aumento acelerado da