Bombas de Deslocamento Positivo Rotativas
Aplicações Existe uma grande variedade de bombas rotativas que encontram aplicação não apenas no bombeamento convencional, mas principalmente nos sistema de lubrificação, nos comandos, controles e transmissões hidráulicas e nos sistemas automáticos com válvulas de seqüencia.
Características das Bombas Rotativas
Operam pela ação um rotor.
Não apresentam válvulas que permitam controlar o fluido na aspiração e na descarga.
Podem trabalhar com líquidos muito viscosos e com sólidos em suspensão.
Conseguem atingir pressões muito elevadas até de 3500 mca.
Podem transportar fluidos tais como graxas, óleos vegetais e minerais, melaço, tintas e vernizes, argamassas e outros.
Bombas de Engrenagem As bombas de engrenagens são de dois tipos: engrenagens externas e engrenagens internas. As de engrenagens externas são formadas por uma par de engrenagens idênticas que giram acopladas no interior de uma carcaça. O fluido bombeado ocupa o espaço vazio entre as engrenagens e a carcaça e é deslocado da região de sucção para a região de descarga. Entre os centros de rotação os dentes se acoplam não permitindo o retorno do fluido. Nas bombas de engrenagens internas uma engrenagem comum se acopla a uma engrenagem interna.
Bombas de Lóbulos Têm o princípio de funcionamento similar ao das bombas de engrenagens. Podem ter dois, três ou até quatro lóbulos, conforme o tipo. Por ter um rendimento maior, as bombas de três lóbulos são as mais comuns. São usadas no bombeamento de produtos químicos, líquidos lubrificantes ou não-lubrificantes de