Política Agrária no Brasil
Em 1822 a questão agrária começou a ser discutida, quando o Brasil conquista sua independência. Em 1945 o Brasil redemocratiza-se e a questão agrária começa a ser discutida com ênfase. Lei nº 8.171, de 17 de Janeiro de 1991, que dispõe da política agrária.
Alguns Programas e Projetos que beneficiam e incentivam os produtores rurais e agrícolas:
Plano Safra de Pesca e Agricultura;
Política Nacional de Irrigação;
Linha para Construção e Ampliação de armazéns;
Política Agrária e Meio Ambiente;
Dilemas e Problemas da Política Agrária:
Situação de moradia dos sem terras;
O Brasil utiliza para a agricultura apenas 10% de sua área total;
Contradição
Mulheres que recebem o Bolsa Família;
Viabilizar trabalho na agricultura;
Situação dos trabalhadores rurais;
Alimentos Contaminados;
Problemas no Meio Ambiente;
Problemas Estruturais;
Considerando os estudos realizados Política de Agrária não é apenas simples distribuição de terras para os pobres. Devemos lutar por Políticas Públicas que garantam o estímulo a agricultura diversificada.
Serviço Social e Questão Agrária
A Questão Agrária é expressão da questão social, e esta, objeto de trabalho do Assistente Social, os assentamentos rurais demandam ações profissionais na medida em que traduzem processos sociais desiguais vivenciados pelos assentados em seu cotidiano no campo.
Para tanto, coloca-se a necessidade de uma ação socioeducativa que direcione o agir profissional para o desenvolvimento das liberdades das famílias no campo para que sejam capazes de participar, de se mobilizar, de decidir e agir sob a perspectiva de conduzir alternativas de sustentabilidade na terra. Nessa perspectiva, o trabalho com o coletivo é imperativo para traçar uma meta que alcance o desenvolvimento das liberdades individuais, para que os trabalhadores, livres, possam viver de forma digna e justa.
Famílias que estão acampadas são privadas de oportunidades para sobreviverem e se manterem na