Bombas hidráulicas
Basicamente, as bombas são destinadas a transmitir energia para qualquer coisa que flui através deles. Eles transferem o líquido de um baixo potencial para um elevado potencial como em bombas de calor. Quando um líquido entra uma bomba hidráulica, tem alguma velocidade própria. Agora, com a ajuda de uma fonte de energia externa da bomba aumenta a velocidade do fluido. As peças de giro dentro da bomba realizar processos como o confinamento do fluido em um determinado volume e deslocá-la para aumentar sua energia. Note-se que as bombas hidráulicas não geram qualquer pressão, e eles simplesmente tornar o fluido com mais velocidade.
BOMBAS DE DESLOCAMENTO positivo:
As Bombas são como máquinas operatrizes hidráulicas que conferem energia ao fluido com a finalidade de transportá-lo por escoamento de um ponto para outro obedecendo às condições do processo. As bombas transformam o trabalho mecânico que recebem para seu funcionamento em energia. Elas recebem a energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido sob forma de energia de pressão, cinética ou ambas. Isto é, elas aumentam a pressão e velocidade do líquido. A energia cedida pode ser medida através da equação de Bernoulli. A relação entre a energia cedida pela bomba ao líquido e a energia que foi recebida da fonte motora, fornece o rendimento da bomba.
O princípio de operação de uma bomba de deslocamento é diferente das bombas centrífugas. Nas bombas de deslocamento o fluído é levado (deslocado) da sucção da bomba até a descarga em volumes característicos. A pressão na descarga da bomba ocorre não por uma transferência de quantidade de movimento angular, e sim por eventual restrição que a tubulação de descarga da bomba impõe ao transporte do fluido.
Uma outra particularidade das bombas de deslocamento então surge: a vazão descarregada flutua em torno de um valor médio, pois os volumes característicos são descarregados intermitentemente. Um exemplo é mostrado na figura