Certificação no brasil
Aplica pesos diferenciados à cada categoria para indicar maior ou menor importância relativa. Chegando a uma serie de indicadores, um por categorias.
BREEAM –
Os créditos obtidos em cada categoria são ponderados para obtenção do índice de desempenho ambiental. Chega a um numero único, um indicador de desempenho global.
LEED™ - Créditos com peso idêntico, visto que a certificação de desempenho é conferida com base no total de créditos obtidos, e não há um mínimo necessário há ser atingido em cada categoria.
Sobre a Implantação no Brasil-
-Todos os métodos dão importância significativa a emissão de CO² durante a operação do edifício.
Está é claramente uma reação de países de clima frio e/ou com matrizes energéticas baseadas no uso de combustíveis fosseis às metas de emissões de CO² estabelecidas no protocolo de Kioto.
No caso do Brasil o controle de CO² durante a operação nos edifícios não é tão valiada.
Seria mais eficiente implementar medidas de controle durante a produção dos materiais. -Devido a ausência de desempenhos de referencias e de dados ambientais deve-se começar, no Brasil, com um nível de ambição mais baixo, porem amplo o suficiente de forma envolver os principais aspectos ambientais e temas sociais.
- Em um primeiro plano pode-se, como exemplo, atribuir créditos para o uso de dispositivos energicamente mais eficientes (como chuveiros elétricos). Incentivando assim estas medidas tornarem-se praticas comuns.
-O controle de desperdício de materiais, por exemplo, é de pouca importância