Cerrado
Estendendo-se por quase 200 milhões de hectares, o Cerrado é o segundo maior bioma do país.
Propriedade do Tombador no Cerrado, Paque Nacional Chapada dos Veadeiros, Brasil. © Scott Warren
Localizado na região dos planaltos centrais do Brasil e cobrindo aproximadamente 23% da superfície do país, o Cerrado :
Apresenta mais de 10 mil espécies de plantas, 200 espécies de mamíferos e 150 mil espécies de pequenos animais, como insetos e répteis.
Possui a maioria das nascentes e rios tributários das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Amazonas, Paraguai e São Francisco.
É a segunda savana mais rica em biodiversidade do mundo.
O que estamos fazendo
Com menos de 2% de sua área dentro de parques nacionais e unidades de conservação, o Cerrado é uma das mais desprotegidas savanas do mundo. Com o inicio da expansão da agricultura extensiva, a região se tornou uma das maiores produtoras de grãos, fibras e biocombustível, prejudicando a conservação da biodiversidade. Por isso, hoje a TNC auxilia na implementação, no monitoramento e na avaliação de projetos que procurem harmonizar produção agrícola e conservação ambiental.
Para isso, a TNC adota três estratégias principais:
Áreas Protegidas:
Garantindo que órgãos públicos e privados contem com os recursos técnicos e financeiros necessários para a manutenção e a gestão adequada dessas áreas. Saiba mais.
Produção responsável:
Criando incentivos e ferramentas para conciliar produção agropecuária e conservação ambiental. Saiba mais.
Água:
Desenvolvendo atividades para a conservação da água doce, da criação de incentivos para a proteção das florestas ao pagamento por serviços ambientais.