Cerrado
Makênnya Alves, Raubete Silva, Robertha Servare e Samira Baldan
CERRADO
Vitória
2012
INTRODUÇÃO
Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneos, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerrado ou campo limpo, sendo que o cerradão é o único que apresenta formação florestal.
Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. O cerrado é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.
CERRADO
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, sendo superado em área apenas pela Amazônia. Ocupa 21% do território nacional e é considerada a última fronteira agrícola do planeta. O termo Cerrado é comumente utilizado para designar o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria) que ocorrem no Brasil Central.
TAMANHO E LOCALIZAÇÃO
Localizado basicamente no Planalto Central do Brasil e uma pequena porção representada no Sul do Brasil. O cerrado é o segundo maior bioma do País, superado apenas pela Floresta Amazônica. É cortado por quatro das maiores bacias hidrográfico da América do Sul (Paraguai, Paraná, Tocantins, São Francisco), com índices pluviométricos regulares que lhe propiciam biodiversidade.
Ocupa uma área superior a 2 milhões de km², cerca de 23% do território brasileiro, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Piauí, o Distrito Federal, Tocantins e parte dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, São Paulo, Paraná e Rondônia. Ocorrem também em outras áreas nos estados de Roraima, Pará, Amapá e Amazonas. Hoje, restam apenas 20% desse total.
Além disso, o Bioma Cerrado é favorecido pela presença de diferentes paisagens. Concentra nada menos que um terço da biodiversidade nacional e 5% da flora e da fauna mundiais.
CARACTERIZAÇÃO E FISIONOMIA
CARACTERÍSTICAS:
- presença