Cerrado
Situado na área central do Brasil, o Cerrado é o segundo maior bioma do país, ocupando mais de dois milhões de quilômetros quadrados, 24% do território nacional.
Sua localização no centro do Brasil demonstra bem a importância do bioma para o território nacional e países vizinhos. Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Maranhão. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e Piauí.
O Cerrado abrange ainda áreas do extremo norte do Pará, uma pequena porção do Amapá, Roraima e Rondônia, um pedaço central (pode usar outra palavra isso é pra ficar mais fácil) do estado de São Paulo e uma porção do Paraná.
Infelizmente, em função do avanço da agricultura nesta região, principalmente de soja, o cerrado vem diminuindo de tamanho com o passar dos anos. O crescimento da criação de gado,cultivo de cana-de-açucar para etanol, algodão, e eucaliptos para a obtenção de celulose também tem colaborado para a diminuição deste tipo de vegetação. Ambientalistas afirmam que, nos últimos 50 anos, a vegetação do cerrado diminuiu para a metade do tamanho original tendo apenas 3% de proteção legal, como o “ parque nacional das emas” no sul de Goiás.
O cerrado é uma vegetação típica de locais com as estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) Durante os meses quentes de verão, quando as chuvas se concentram e os dias são mais longos, tudo ali é muito verde. No inverno, ao contrário, o capim amarelece e seca; quase todas as árvores e arbustos, por sua vez, trocam a folhagem velha por outra totalmente nova. Mas essa vegetação não é modificada ao mesmo tempo como nas caatingas nordestinas. .Mesmo na estação seca, o solo contêm um teor apreciável de umidade. O problema é a falta de nutrientes no solo, a excessiva acidez e a grande quantidade de alumínio.Quando pastagens