Cerrado
O Cerrado está entre as savanas mais ricas do planeta, e destaca-se como um dos principais domínios brasileiros, abrangendo os estados de GO, TO, DF e partes CE, MA, MT, MS, PI, MG, RO, BA e SP. Sendo o segundo maior bioma do país, perdendo somente para a Floresta amazônica.
Suas características englobam vegetações da savana e do campo, com uma flora diferenciada indiretamente influenciada pelo clima, que tem duas estações bem definidas geralmente, e diretamente influenciada pelo solo.
2. As fitofisionomias do cerrado
O cerrado compreende uma ampla variação de fitofisionomias, que tem 11 divisões, sendo elas: a Mata Ciliar, a Mata de Galeria, a Mata Seca, o Cerradão, o Cerrado Sentido Restrito, a Vereda, o Parque Cerrado, o Campo Sujo, o Campo Rupestre e o Campo Limpo.
A forma de menor biomassa é chamada campo limpo, na sequência crescente, campo sujo, campo cerrado e assim sucessivamente.
Essas 11 divisões do cerrado são encaixadas em 3 grupos, que são: as formações florestais, as savânicas e as campestres.
2.1. Formações Florestais
Tem a predominância de espécies com formação de dossel e arbóreas. As matas de Galeria e Ciliar são relacionadas à água, já a Mata Seca e o Cerrado são relacionados aos terrenos drenados. Cada formação possui suas próprias características, que são:
Mata Ciliar – É uma vegetação florestal, na qual acompanha rios de médio e de grande porte, onde a vegetação arbórea não forma galerias.
Mata de Galeria – É uma vegetação florestal, na qual acompanha rios de pequeno porte e córregos. Se subdivide em Não Inundável (lençol freático não está sobre o terreno) e Inundável (lençol freático sobre o terreno).
Mata Seca – Vários níveis de caducifólia durante a seca, dependendo de condições físicas, químicas e do solo.
Cerradão – É a mata mais rala e fraca, tem árvores com cerca de 10 metros, com uma camada continua de serrapilheira.
2.2. Formações Savânicas
Englobam