parlamentarismo
Ergonomia é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nonos” que significa “leis ou normas “.
A ergonomia cuida da adaptação das condições de trabalho às características psicológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e eficiência no desempenho.
Entre as condições de trabalho destacam-se: levantamento, transporte e descarga de materiais, mobiliário, condições ambientais de conforto e a organização do trabalho (subitem 17.1.2 da NR-17)
2- Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
Até a segunda guerra mundial, a ergonomia era basicamente tratada como uma ciência que tratava da utilização das forças e das capacidades humanas. Só após a final da segunda guerra, que surgiu a disciplina de ergonomia como conhecemos hoje.
A ergonomia surge após a segunda guerra mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos.
3- Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
As mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão dos negócios, tem causado várias alterações nos métodos e processos de produção. Para acompanhar estas mudanças, é necessário proporcionar aos funcionários/colaboradores condições adequadas para que estes possam exercer suas tarefas e atividades com conforto e segurança. Desta forma, é necessário projetar o posto de trabalho e, organizar o sistema de produção com concepção ergonômica. 4- No que consiste a abordagem macroergonômica ?
A analise macroergonômica do trabalho (AMT), proposta por Guimarães (1999) é um método de ação ergonômica com abordagem participativa que, quando aplicada nas empresas, tem a orientação metodológica de uma pesquisa-ação. assim, reduz a margem de erros