Cerrado, Trabalho de alunos do Ensino Médio
Importância: O cerrado é simplesmente o bioma mais importante para garantir a sobrevivência equilibrada dos outros ecossistemas. Os sistemas hidrográficos brasileiros nascem em áreas de cerrado, os afluentes dos principais rios brasileiros, isso significa dizer que ele é o grande distribuidor e abastecedor deles, especialmente o Rio Amazonas (em porções da margem direita), o Rio São Francisco (onde este possui 47% de sua área neste bioma, sendo que do total de sua vazão, 94% da água vem do cerrado), o Rio Paraguai e Paraná (este com 75% da vazão se originando no cerrado), que são importantes para escoamento da produção de grãos e da produção de energia elétrica, respectivamente, o Tocantins-Araguaia, um dos principais rios da região norte, entre outros. Estima-se que 95% de toda a energia hidrelétrica produzida no nosso país dependem das águas do cerrado. Número extremamente alto, que demonstra o enorme potencial deste domínio de natureza.
Características Gerais: O cerrado se constitui no segundo maior bioma brasileiro, ocupando uma área de aproximadamente 21% do território nacional. Ao todo, possui cerca de 10.000 espécies de plantas, sendo que destas, 4.400 são endêmicas, ou seja, só existe nestes locais, além da fauna ser bem diversa, com destaque para as aves e os animais de grande porte.
- Relevo: O relevo é em geral bastante plano ou suavemente ondulado, estendendo-se por imensos planaltos ou chapadões. Cerca de 50% de sua área situa-se em altitudes que ficam entre 300 e 600 m acima do nível do mar; apenas 5,5% vão além de 900m. As maiores elevações são o Pico do Itacolomi (1797 m) na Serra do Espinhaço, o Pico do Sol (2070 m) na Serra do Caraça e a Chapada dos Veadeiros, que pode atingir 1676 m. O bioma do Cerrado não ultrapassa, em geral, os 1100 m.
- Clima: O clima predominante é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade. As máximas