Cerrado endemismo
O Bioma do cerrado estende por cerca de dois milhões de km 2 e é um domínio bastante antigo que já no Cretáceo se data sua existência, e que hoje representa 22% do território nacional. Apesar de ser um bioma com alto índice de endemismo, o Cerrado enfrenta problemas pelo fato da maioria de espécies se localizarem fora das áreas protegidas.
Segundo alguns autores (Ribeiro & Walter), o cerrado sensu stricto se subdivide em quatro tipos: cerrado denso, cerrado típico cerrado ralo e cerrado rupestre. o cerrado rupestre ocorre em solos rasos com presença de afloramentos de rocha, com caráter arbóreo de vegetação de 2m a 4m. O cerrado típico é o subtipo de vegetação predominantemente arbóreo-arbustivo, com cobertura arbórea de 20% a 50% e altura média de 3m a 6m. O Cerrado Denso diferencia-se das demais formas de Cerrado por possuir um estrato arbóreo denso, constituído majoritariamente por árvores de copa larga, de 5m a 12m de altura, com um curto espaçamento na mata, e o cerrado ralo ocorre em campos que há predominância de gramíneas com poucas vegetações arbustivas.
Em virtude de sua singularidade, da quase ausência de substrato, e em alguns casos, da escassez de água e da severidade climática, os ambientes rochosos proporcionam diversos micro-habitats e, portanto, diferentes possibilidades para as espécies.
Um dos principais assuntos abordados ao se tratar de vegetação rupestre refere-se às especializações e endemismos que ocorrem nesses ambientes, foi notado por diversos estudos que os animais endêmicos do local são maiores do que as outras áreas limítrofes do cerrado.
Diversidade Biológica do Cerrado e Áreas Endêmicas.
Há características importantes ao se observar ao cerrado, se encontra padrões da fauna, porém também é identificado idades diferentes uma das outras, ligado as formações campestres savânicas (antes do Pleistoceno),e um grupo mais recente, associado com as formações florestais dentro do cerrado.
Assim alguns