gestão de produção
Tecnologia em Manutenção Industrial – TMI13
Gabriel Dalfovo
1- Com a abertura das importações e o advento da globalização, as indústrias brasileiras foram obrigadas a buscar maior qualidade para poder competir com as indústrias estrangeiras e também nacionais, e aí aparece a certificação ISO 9000.
2- A complexidade do setor, a burocratização e a resistencia das pessoas, acabou levando muitas empresas a eliminar o setor. O setor de O&M foi se transformando, aos poucos, em uma área burocratizada, restrita ao controle dos formulários utilizados pela empresa e acabaram sendo transferidas para as áreas.
3- É o setor que deve estabelecer o método de trabalho ou processo mais eficiente, ou seja, que procura otimizar o trabalho com relação a ajustes de máquinas, manuseio e movimentação de materiais, leiaute, ferramentas e dispositivos específicos, medição de tempos e racionalização de movimentos.
4- Treinamento de novos funcionários, fonte de consulta às dúvidas, facilidade de auditoria, definição de responsabilidades e criação de padrões de avaliação, descentralização do conhecimento.
5- Além da falta de costume na área de produção, a cobrança dos níveis superiores se dá principalmente em outros sentidos, normalmente ligados à níveis de produção.
Assim, a existência de procedimentos operacionais de produção bem documentados, embora importantes para a eficiência e eficácia da operação, muitas vezes não é enfatizada pela alta administração.
6- Um gerente de produção precisa lidar com diferentes pessoas, diferentes pensamentos e opiniões, diferentes maneiras de realizar um mesmo trabalho. Tal gerente precisa levar tudo em consideração na hora de fazer a análise do processo.
7- Fluxogramas são formas de representar, por meio de símbolos gráficos, a sequência dos passos de um trabalho para facilitar sua análise. Um fluxograma é um recurso visual utilizado pelos gerentes de produção para analisar sistemas produtivos, buscando