Biogeografia do Brasil
Cornélio Procópio
2011
BIOGEOGRAFIA DO BRASIL
Cornélio Procópio
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 4
2 BIOGEOGRAFIA DO BRASIL ................................................................................. 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................... 9
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ............................................................................... 10
1 INTRODUÇÃO
A Biogeografia procura compreender a inter-relações da vida animal e vegetal, como as duas esferas interferem sobre as paisagens e se relacionam entre si e com o meio natural.
Os primeiros estão essencialmente situados nos domínios paisagísticos das caatingas, dos cerrados, totalmente incluídos em território brasileiro, e das pradarias mistas subtropicais pertencentes a paisagem que se estende além desses limites. Os outros são os originados da ação antrópica resultando em expansão da paisagem aberta principalmente em virtude da devastação da cobertura florestal.
1 BIOGEOGRAFIA DO BRASIL
Biogeografia é o ramo das ciências biológicas que estuda a distribuição dos seres vivos (animais e plantas) na superfície terrestre (continentes e oceanos) e, também, as causas dessa distribuição no espaço e no tempo, pois não pode se resumir ao estudo atual da distribuição das espécies. Tem que proceder historicamente. Tem sempre que existir um componente histórico, já que tem que explicar como era a distribuição no passado geológico, e de que modo as espécies estudadas alcançaram a distribuição atual.
A ciência da Biogeografia é uma ferramenta muito importante, pois em um país como o Brasil que apresenta aproximadamente 70 mil espécies vegetais o